Alguns players estão entrando no principal modelo de expansão da hotelaria brasileira de forma abusiva, vendendo frações sem registro de incorporação imobiliária ou mesmo com a promessa de ser um produto de rentabilidade.
Read MoreO mercado de vendas secundárias deverá crescer nos próximos anos, mas há muitas dúvidas de como será realizada a comercialização e se haverá valorização das frações imobiliárias.
Read MoreA ADIT Brasil e a Brain Inteligência Imobiliária estiveram juntas na pesquisa Panorama do mercado imobiliário para 2022 – que consultou empresas de várias partes do país para entender o mercado de 2021 e definir as expectativas para 2022. Os resultados foram compilados em um e-book e você pode acessá-los gratuitamente neste link.
Read MoreO sonho de poder usufruir de uma casa de praia ou campo nas férias tem se tornado realidade para um número cada vez maior de brasileiros com o crescimento do mercado de multipropriedade no país. Em 2021, 128 empreendimentos com esse perfil estavam registrados no Brasil, entre prontos, em construção ou em lançamento, índice 17% superior ao verificado no ano anterior. Os dados constam do relatório “Cenário do desenvolvimento de multipropriedades no Brasil 2021”, produzido pela Caio Calfat Real Estate Consulting.
Read MoreEm um novo capítulo da novela econômica do país, mais preocupações para a hotelaria. Como se não bastassem os altos índices de inflação, que seguem deprimindo as margens dos empreendimentos, o setor precisa lidar com mais um coeficiente nada bem-vindo: o aumento da Selic, a taxa básica de juros. Com o dinheiro chegando mais caro às mãos de investidores e desenvolvedores, o risco de paralisação no já afetado pipeline de novos projetos é um fator a ser considerado.
Read MoreO número de novos empreendimentos no Brasil cresceu de 109 em 2020 para 128 nesse ano, segundo relatório elaborado pela Caio Calfat Real Estate Consulting.
Read MoreA mudança do Hotel Glória em condomínio residencial é um importante exemplo para o mercado que está se adaptando ao novo padrão de comportamento dos clientes dos hotéis.
Read MoreSe existe uma caraterística que a pandemia não deixa dúvidas, é o fato de ser uma crise democrática. Foram poucos os setores que passaram ilesos ou pouco afetados pela paralisação da economia. Enquanto a hotelaria caminha a duras penas para respirar perante tantas perdas, o mercado de multipropriedade também vive momentos de incertezas, porém enfrentando o momento de forma mais resiliente.
Read MoreEm momentos de crise, como o atual, devemos sempre tentar nos reinventar. Nessa pandemia provocada pelo novo coronavírus, a hotelaria se viu diante de problema nunca antes enfrentado, e muitos empresários, infelizmente, não estão conseguindo se reerguer. Nesse cenário, o segmento de moradia estudantil viu uma oportunidade: transformar hotéis em crise em residências.
Read MoreO resultado está no 'zero a zero'. Há casos mais extremos, de empreendimentos que estão no vermelho, com os investidores sendo chamados a fazer aportes adicionais. A taxa de ocupação média no Brasil esteja entre 25% e 30%. Para atingir um equilíbrio entre receita e despesa, deveria ser de pelo menos 40%
Read MoreO segmento de luxo e construção de alto padrão têm puxado a alta na economia neste período da pandemia.
WOA registra alta de 60% na busca por imóveis.
Read MoreVirada a página de 2020, seguimos adiante em um cenário que ainda nos traz perguntas sobre o futuro e as respostas não são claras: todas pedem cautela. Sem dúvida, tivemos uma curva de aprendizado muito grande no enfrentamento de um tipo de crise não vivida há décadas. De outro lado, janelas de oportunidades se abriram para que processos e escopos de trabalho fossem alterados ou totalmente descartados. Houve uma corrida pela eficiência e pela eliminação do supérfluo.
Read MoreDa viabilidade econômica do projeto, sua construção, montagem e contratação de funcionários, o processo de implantação imobiliária envolve distintas etapas até o pleno funcionamento do empreendimento. Empresas especializadas nessa jornada possibilitam um melhor gerenciamento de recursos, escolhas assertivas conforme o cumprimento de um cronograma e, claro, um passo mais perto do tão esperado sucesso.
Read MoreO conceito de economia compartilhada não é novo para o mercado imobiliário. O crescimento do aluguel, de empresas como Airbnb e dos escritórios de coworking evidencia a expansão, entre os consumidores, da valorização da experiência, em detrimento à posse integral do imóvel. E este cenário é solo fértil para o setor de multipropriedade brasileiro – e dos investidores.
Read MoreA história da Multipropriedade no país desde o seu início carrega números e desdobramentos inéditos – ascender diante uma série de crises econômicas, ir na contramão das práticas consolidadas do mercado imobiliário propondo algo novo e desembarcar em locais onde o turismo nunca fez morada não é tarefa fácil.
Read MoreO cenário nacional é cada vez mais preocupante. Os nossos desafios futuros são enormes. Nossas instituições se fraturam mutuamente, num processo que não pode persistir. As Instituições precisam ser sólidas para sustentação da democracia e da governabilidade, com absoluta harmonia e independência dos Poderes, o mesmo ocorrendo internamente em cada Poder…
Read MoreHá um ano não se imaginava o tamanho da onda que enfrentaríamos – e que continuamos enfrentando. Apesar de nossa tradicional resiliência tupiniquim, forjada durante as sucessivas crises políticas, sociais, econômicas e de credibilidade que vimos enfrentando durante décadas…
Read MoreSe você acha que o futuro traz novidades só na forma como as pessoas se locomovem ou nas interações de trabalho, você está enganado. Atualmente, é possível que todo o estilo de vida, incluindo as tão sonhadas férias, sejam redefinidas de modo a maximizar os benefícios.
Read MoreO setor se reinventou, superou os tempos difíceis e apresentou 12 novos empreendimentos de multipropriedade. A Lei 13.777 sancionada em 20 de dezembro de 2018 foi um dos últimos atos do Governo Michel Temer. Ela criou um arcabouço jurídico muito importante para o modelo de multipropriedade no Brasil, que é a principal alavanca de novos investimentos na construção e desenvolvimento de novos hotéis.
Read MoreOutros ativos imobiliários que dependem da retomada do turismo para sua sobrevivência são os de multipropriedade. No período de afrouxamento da quarentena, o ramo também apresentou uma ligeira melhora em relação à ocupação dos empreendimentos. Quanto ao número de projetos, o resultado de 2020 foi positivo, principalmente considerando a pandemia.
Read More