Em uma MULTIPROPRIEDADE, qual a função do GESTOR DE VALOR DA MULTIPROPRIEDADE (GVM)? A partir da experiência do Hotel Asset Manager, criamos a figura do GVM. Esse profissional executa suas funções para proteger o multiproprietário ao representá-lo no ambiente de stakeholders da propriedade, assessora o síndico e o conselho no dia a dia…
Read MoreO QUE FAZ O HOTEL ASSET MANAGER? Esse profissional atua a partir da necessidade investidor. Significa dizer que a rotina de suas atividades tem como fim melhorar os resultados do hotel, dentro do momento específico em que ele se encontra…
Read MoreQUANDO REABRIR O HOTEL (condo-hotel)? O perfil do investidor de condo-hotel é formado, em maioria, por investidores de pequeno porte. Não é raro que a UH adquirida seja o primeiro imóvel após a compra do próprio. Dessa forma, estamos falando de investidores que foram altamente impactados financeiramente com a pandemia…
Read MoreNo dia 30 de abril, às 10h00, o Secretário estadual de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, participa de uma mesa redonda com o Vice-Presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do SECOVI-SP, Caio Calfat, e com alguns dos principais especialistas do setor imobiliário-turístico brasileiro.
Read MoreNeste episódio especial COVID-19, alguns dos entrevistados anteriores do MATX Podcast dão conselhos e sugestões úteis de como empresários, executivos e pessoas podem lidar com os efeitos dessa crise sem precedentes.
Read MoreAinda, os parentes de doentes contaminados nos mais variados estágios (especialmente os que moram em outras cidades), e os idosos e potenciais integrantes do grupo de risco, que devem ser isolados, o que poderá ser obrigatório, caso o governo federal adote a política de quarentena vertical. Se isso ocorrer, os idosos serão removidos de suas casas para que seus familiares possam voltar a trabalhar, sem risco de contaminar os parentes em idade avançada. Diante dessa circunstância, nada mais lúcido do que uma oportuna aliança entre dois segmentos…
Read MoreA pandemia se alastra, arrasando a economia por onde passa e a hospitalidade é um dos setores mais penalizados. Muito aprendemos nos livros de teoria econômica e financeira sobre os tipos de riscos. Estamos aqui com um imenso risco sistêmico, daqueles que ocorreram pouquíssimas vezes na história e, ao menos nos últimos 50 anos, não vivenciados por essa geração com exceções menores dos choques do petróleo, quebra de Rússia e México e subprime.
Read MoreEspírito de união, dose extra de crença na capacidade do Turismo nacional de ultrapassar a barreira do catastrofismo, concessão de crédito de emergência por meio de linhas especiais disponibilizadas por bancos oficiais e outras ações do governo para salvaguardar a atividade compuseram o panorama do setor nas últimas semanas devido à pandemia da Covid-19.
Read MoreVivemos tempos difíceis: saídos de profunda recessão econômica, pudemos apreciar os primeiros raios de sol de novos e promissores tempos, com sinais de melhora do mercado e crescimento econômico e o turismo começando a dar os primeiros passos para sua recuperação... 2020 prometia! Mas a pandemia do COVID-19 tem sido mais forte, interrompendo abruptamente o viés de desenvolvimento e provocando a mais profunda crise que um dia vivemos.
Read MoreCom o objetivo de garantir os interesses dos multiproprietários dentro da operação condominial e hoteleira da multipropriedade, a Caio Calfat Real Estate Consulting desenvolveu o produto Gestão de Valor na Multipropriedade (GVM), que oferece a monitoração da operação do empreendimento e a assessoria ao corpo diretivo do empreendimento (síndico e conselho de representantes) para que as expectativas de usufruto do imóvel e da valorização do bem.
Read MoreComo os mercados imobiliário e turístico olham para pessoas acima dos 65 anos? Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a população brasileira com 65 anos de idade, ou mais, cresceu 26% nos últimos sete anos. Somente na cidade de São Paulo, de acordo com a Fundação Seade, 1,7 milhão de pessoas estão nessa faixa etária, o que corresponde a 15% dos paulistanos.
Read MoreHN: Poderia dar um panorama dessas modalidades no Brasil e quais as projeções de crescimento para os próximos anos? Acredita que o País tem potencial para se tornar mais competitivo nesse segmento?
CC: O nosso medo é a superoferta. O manual de boas práticas para multipropriedade não é regulador, mas orientador. Torcemos para que o mercado se oriente pelo documento e não se torne superofertado. Olímpia, por exemplo, já está com oferta acima da demanda com o que está construindo e também devido…
No quinto programa do Matx Podcast, Caio Calfat, Presidente da ADIT Brasil e Vice-Presidente de Assuntos Turísticos Imobiliários do SECOVI/SP, traça um panorama do passado, presente e futuro da hotelaria, da multipropriedade e timeshare no Brasil. Comenta também sobre as vitórias com a Lei da multipropriedade e o recém lançado "Manual de boas práticas para Multipropriedades Turísticas", além dos novos desafios destes mercados.
Read MoreEnorme satisfação participar deste grandioso evento, "Longevidade, Expo + Forum", no Expo Center Norte, em São Paulo, com palestrantes extremamente qualificados! Desenvolvido pela Couromoda, com patrocínio dos Seguros Unimed, veio para ficar! Há dois anos, pelo Secovi-SP, em parceria com o Estadão, promovemos o "Forum Moradia para a Longevidade", este é o evento que o sucede!!
Read MoreCaio Calfat, presidente da ADIT Brasil, realiza palestra “Reputação- Fortalecendo a imagem do tempo compartilhado”, durante Vacation Ownership Symposium (VOS) by LASOS, no dia 25 de setembro, às 16h, ao lado de Juan Luis Londoño, da Asociación Colombiana de Tiempo Compartido, e Juan Ignacio Rodríguez da Asociación Mexicana de Desarrolladores Turisticos.
Read MoreEncerrando a programação de conteúdos, “A evolução da multipropriedade e timeshare” foi o último painel do II Fórum Nacional da Hotelaria, promovido pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil no Centro de Convenções do hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia/Grand Mercure, nesta segunda-feira, dia 9 de setembro. Participaram desse painel, que teve moderação de Caio Calfat, CEO da Caio Calfat Real Estate Consulting e Presidente da ADIT Brasil, Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts…
Read MoreNa tarde de hoje, o Vice Presidente de assuntos Imobiliários Turísticos do Secovi-SP e Presidente da Adit Brasil, Caio Calfat, recebeu para uma mesa redonda na sede do Secovi-SP os co-autores do Manual de Melhores Práticas de Multipropriedades Turísticas: Diogo Canteras, presidente do Hotelinvest; Cláudio Camozzi, advogado e sócio do escritório Camozzi advogados; e Marcelo Terra, coordenador do Conselho jurídico do Secovi SP. A mesa encerrou a Convenção Secovi 2019, um dos maiores fóruns nacionais da indústria imobiliária.
Read MoreTerminou agora a pouco uma homenagem que ADIT Brasil fez para o empresário do setor da construção e que foi presidente do SECOVI/SP por vários mandatos, Romeu Chap Chap. Ele recebeu o prêmio legado, uma vida que vale a pena ser vivida. Participaram dessa homenagem, Caio Calfat, Presidente da ADIT Brasil, Felipe Cavalcante, Presidente de honra do ADIT Brasil e Carlos Alberto Campilongo Camargo, Diretor da Praias Construtora
Read MoreHoje no programa Imóveis, Ricardo Reis recebe Caio Calfat, CEO da ADIT Brasil. A conversa foi sobre as oportunidades de investimentos de imóveis englobadas no setor de turismo.
Read MoreO segmento de multipropriedades deve atingir um VGV (Valor Global de Vendas) nacional de imóveis de posse compartilhada de R$ 22,3 bilhões neste ano. Em 2018, o índice apontou um montante de R$ 16,3 bilhões em empreendimentos fracionados em lançamento, construção e em operação. Os dados fazem parte do Estudo “Cenário do desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil – 2019”, apresentado por Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP e novo presidente da Adit Brasil
Read More