Com a ascensão do turismo - que nesse intervalo de tempo trouxe 100 milhões de novos consumidores oriundos das classes A, B e C, veio o desejo em ter uma propriedade de lazer própria. Nesse contexto, três regimes dinamizam a indústria: Multipropriedade, Timeshare e Fractional. Se você ainda tem dúvidas sobre como cada um deles funciona, confira abaixo um bate-papo com Caio Calfat, presidente da ADIT Brasil, vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP e CEO da Caio Calfat Real Estate Consulting.
Read MoreEm uma MULTIPROPRIEDADE, qual a função do GESTOR DE VALOR DA MULTIPROPRIEDADE (GVM)? A partir da experiência do Hotel Asset Manager, criamos a figura do GVM. Esse profissional executa suas funções para proteger o multiproprietário ao representá-lo no ambiente de stakeholders da propriedade, assessora o síndico e o conselho no dia a dia…
Read MoreO QUE FAZ O HOTEL ASSET MANAGER? Esse profissional atua a partir da necessidade investidor. Significa dizer que a rotina de suas atividades tem como fim melhorar os resultados do hotel, dentro do momento específico em que ele se encontra…
Read MoreQUANDO REABRIR O HOTEL (condo-hotel)? O perfil do investidor de condo-hotel é formado, em maioria, por investidores de pequeno porte. Não é raro que a UH adquirida seja o primeiro imóvel após a compra do próprio. Dessa forma, estamos falando de investidores que foram altamente impactados financeiramente com a pandemia…
Read MoreAinda, os parentes de doentes contaminados nos mais variados estágios (especialmente os que moram em outras cidades), e os idosos e potenciais integrantes do grupo de risco, que devem ser isolados, o que poderá ser obrigatório, caso o governo federal adote a política de quarentena vertical. Se isso ocorrer, os idosos serão removidos de suas casas para que seus familiares possam voltar a trabalhar, sem risco de contaminar os parentes em idade avançada. Diante dessa circunstância, nada mais lúcido do que uma oportuna aliança entre dois segmentos…
Read MoreA pandemia se alastra, arrasando a economia por onde passa e a hospitalidade é um dos setores mais penalizados. Muito aprendemos nos livros de teoria econômica e financeira sobre os tipos de riscos. Estamos aqui com um imenso risco sistêmico, daqueles que ocorreram pouquíssimas vezes na história e, ao menos nos últimos 50 anos, não vivenciados por essa geração com exceções menores dos choques do petróleo, quebra de Rússia e México e subprime.
Read MoreEspírito de união, dose extra de crença na capacidade do Turismo nacional de ultrapassar a barreira do catastrofismo, concessão de crédito de emergência por meio de linhas especiais disponibilizadas por bancos oficiais e outras ações do governo para salvaguardar a atividade compuseram o panorama do setor nas últimas semanas devido à pandemia da Covid-19.
Read MoreVivemos tempos difíceis: saídos de profunda recessão econômica, pudemos apreciar os primeiros raios de sol de novos e promissores tempos, com sinais de melhora do mercado e crescimento econômico e o turismo começando a dar os primeiros passos para sua recuperação... 2020 prometia! Mas a pandemia do COVID-19 tem sido mais forte, interrompendo abruptamente o viés de desenvolvimento e provocando a mais profunda crise que um dia vivemos.
Read MoreComo os mercados imobiliário e turístico olham para pessoas acima dos 65 anos? Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a população brasileira com 65 anos de idade, ou mais, cresceu 26% nos últimos sete anos. Somente na cidade de São Paulo, de acordo com a Fundação Seade, 1,7 milhão de pessoas estão nessa faixa etária, o que corresponde a 15% dos paulistanos.
Read More