Multipropriedade imobiliária turística: expansão do setor no Brasil gera relevantes negócios em M&A entre grupos empresariais
Estresse, pressão e rotina agitada. Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos residentes das grandes metrópoles. O ritmo acelerado presente no cotidiano desta população resulta em uma busca incisiva por qualidade de vida.
Com foco no bem-estar, cresce a procura pelo turismo "mais curto", com viagens que se resumem aos finais de semana e feriados, porém, com condições diferenciadas.
A estimativa do Global Wellness Summit 2020, maior evento mundial sobre tendências de qualidade de vida, é de que esta demanda esteja se expandindo cerca de 50% mais rápido que o mercado turístico em geral.
Ainda assim, a aquisição tradicional de um imóvel nem sempre é a resposta para os anseios daqueles que buscam por uma solução para relaxar aos finais de semana: comprar um imóvel é um grande investimento, atrelado a gastos mensais que, muitas vezes, não cabem no orçamento.
Setor em expansão
O recente estudo "Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil - edição 2020", desenvolvido pelo renomado escritório Caio Calfat Real Estate Consulting, aponta perspectivas extremamente promissoras para o compartilhamento imobiliário turístico no país.
O Diretor Geral da Empresa, Caio Calfat afirma que "em 2020 o Valor Geral de Venda lançado alcançou R$ 24,1 bilhões, resultado de 109 empreendimentos listados e a oferta de cerca de 430 mil frações de imóveis compartilhados."
O estudo aponta que até o corrente ano a expansão geográfica do modelo atingiu 60 cidades em 18 Estados. O modelo está se desenvolvendo principalmente em destinos regionais. Dentre as novas 15 cidades que contam com pelo menos uma multipropriedade, doze são localidades ainda longe de serem destinos consolidados e de reconhecimento nacional.
"Até o momento, os resultados demonstram a força desse setor, que cresceu em meio ao ambiente da recessão econômica de 2015 a 2017, amadurecendo e identificando novos destinos e outras formas de viabilizar o negócio, em relação aos anos anteriores, que apostou em destinos consolidados e âncoras como atrativos", afirma Calfat.
A pesquisa constatou ainda que em 2019 o Perfil do investidor das frações imobiliárias apresentava 81% com idade média entre 36 e 50 anos, sendo 73% casados com filhos, o que demonstra claramente o viés familiar destes empreendimentos de lazer.
Consolidação e desenvolvimento
Tal evolução começa a gerar grande interesse em investimentos por parte de conglomerados empresariais relevantes e tradicionais em diferentes setores da economia nacional.
Prova disso é o caso do Grupo Rivesa, com 73 anos de história e grande relevância nacional nos setores automotivo e do agronegócio, que após longo período de estudo e negociações adquiriu no início deste ano importante participação societária na inovadora Mondonex, empresa fundada em 2018 focada no desenvolvimento, incorporação, comercialização e operacionalização de propriedades compartilhadas de lazer.
Para Igor Feio Ribeiro, Diretor Financeiro da R2, empresa do Grupo Rivesa focada na prospecção e captação de novos investimentos para o grupo, "nossos estudos recentes apontam para uma tendência global e irreversível pelo compartilhamento como modelo integrador entre os conceitos fundamentais de racionalização econômica e de busca pela qualidade de vida".
Igor comenta ainda que "além do altíssimo nível de criatividade, inovação, tecnologia incorporada e eficiência organizacional, os princípios ideológicos da Mondonex se alinham perfeitamente aos do nosso Grupo - Empreendedorismo com solidez".
Para o sócio-fundador do Grupo Mondonex, André Buzzo, "a sinergia gerada por esta parceria amplifica exponencialmente a capacidade de escalabilidade do nosso inovador, testado e validado modelo de negócios - Multipropriedade OFTEN USE, representando enorme fator de propulsão para a expansão nacional e internacional da Mondonex".
Investimento inteligente
A Mondonex é pioneira no modelo de compartilhamento Often Use em ativos de lazer no país, o qual confere ao proprietário da fração a posse patrimonial e respectivo direito de uso por ao menos uma semana por mês, de janeiro a janeiro, com compartilhamento de ativos divididos em até 4 frações multiproprietárias.
Essencialmente brasileira, a companhia promove a aquisição, compartilhamento e gestão de imóveis, embarcações e veículos de alto padrão com otimização e inteligência econômica inéditos no mercado.
Utilizando a tecnologia como braço direito, a empresa entrega uma experiência plena e personalizada aos seus clientes quando se trata de investimento em qualidade de vida.
Entre seus novos lançamentos estão o Mondonex Residence, Mondonex Loft Club, Mondonex Boat Club e o mais recente Mondonex Village Studios, localizado às margens do Rio Paraná, na pujante cidade de Porto Rico - PR.
Os destinos Mondonex são pedida certa para aqueles que buscam por tranquilidade, natureza, pesca esportiva, esportes náuticos, praias fluviais, mergulho autônomo, ou até mesmo por momentos de descanso e relaxamento, entre tantas outras opções de lazer disponíveis.
Para saber mais visite o site: www.mondonex.com.br.