Gravação Completa | Visão dos Presidentes do setor imobiliário sobre os Edifícios da era “pós-covid”
A Molegolar convidou os Presidentes do setor imobiliário, Abrainc, Adit Brasil, Fiabici e Secovi-SP, para debater as perspetivas do mercado, diante de todas as mudanças e tendencias trazidas pelas 18 lives anteriores do PandeBuilding. Afinal, nada melhor do que conversar com quem define os rumos, representa e defende os interesses do setor.
A última década se iniciou em pleno boom imobiliário e atravessou uma das piores, senão a pior, crise da sua história. Resiliência virou uma característica emblemática do setor, até por questão de sobrevivência.
O excesso de otimismo do início da década gerou uma superoferta de imóveis pelo país, principalmente nas capitais, que levou anos para absorver os estoques, causando a estagnação e até reduções absurdas de preços, decorrentes das promoções de queima do estoque para sobreviver. Situação agravada pela fragilidade jurídica que desencadeou a maior onda de distratos já vista.
Com a equalização dos níveis de estoque, a sanção da “Lei do Distrato”, conquistada através de um esforço hercúleo conjunto dos líderes do setor, aliada às taxas de juros mais baixas da história, o mercado imobiliário voltou a respirar e começou 2020 com nova expectativa de boom. Até que em março, chegou o covid-19 ao Brasil.
Se por um lado o pânico levou às pessoas a postergarem sua decisão de compra, por outro, a disparada do dólar, acentuação da queda de juros e volatilidade da bolsa, voltou a evidenciar o imóvel como moeda forte. Tudo isso foi somado ao fortalecimento da relação de segurança patrimonial e afetiva da casa própria como “fortaleza”, gerou uma nova fase de otimismo que já começa a se concretizar nos números da retomada, mesmo diante da pandemia e com uma séria de novos requisitos essenciais que passaram a ser demandados aos edifícios.
Assista esta super live e entenda o que esperar do mercado imobiliário e dos edifícios pós-covid.