Wikipédia: Multipropriedade
Multipropriedade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Multipropriedade é uma forma de adquirir um bem sem ser o único proprietário do mesmo. [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7]
A Multipropriedade atua com a posse de bens levando em consideração dois fatores: espaço e tempo.
No caso de o bem ser um imóvel, o cliente que adquire uma cota imobiliária por este sistema faz parte de um modelo onde ele e mais um grupo de pessoas se tornam os donos daquele imóvel, podendo utilizá-lo durante um período do ano, de acordo com o calendário de uso previamente definido.
A origem deste sistema pode ser encontrada nos conceitos da Economia do Compartilhamento, também chamada de Economia Compartilhada.
Os bens mais comuns no modelo de Multipropriedade são: imóveis, aeronaves particulares, carros de luxo, barcos, helicópteros, jatinhos e navios.
Com esse sistema, os proprietários partilham o valor total do bem e fazem a divisão de custos e despesas de forma proporcional ao uso.
Quando há aquisição de um imóvel (uma fração imobiliária), fala-se de Multipropriedade Imobiliária, que é amparada no Brasil pela Lei 13.777/2018, que define todas as condições e regras. O proprietário pode, após o cumprimento de normas de regularização do imóvel, comercializar o mesmo: vender, alugar, transferir como herança ou hipotecar a sua cota imobiliária.
Ver também
Referências
↑ A história por trás da Multipropriedade, do Timeshare e do Fractional. CAIO CALFAT. Consultado em 11 Mar. 2021.
↑ BOTSMAN, R.; ROGERS, R. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.
↑ Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades n…Brasil 2020 vs. 2.0. CAIO CALFAT. Consultado em 10 Mar. 2021.
↑ Compartilhar serviços e produtos vira tendência entre consumidores. JORNAL NACIONAL. Consultado em 11 Mar. 2021.
↑ Economia Compartilhada ingressa no mercado imobiliário. ESTADÃO. Consultado em 10 Mar. 2021.
↑ LISBOA, A. M. Economia compartilhada/Economia solidária: Interfaces, continuidades, descontinuidades. Revista NECAT, Santa Catarina, n. 11, p. 8-32, jan./jun. 2017.
↑ Manual de Melhores Práticas para Multipropriedades Turísticas. CAIO CALFAT. Consultado em 10 Mar. 2021.