Estudo detalha perfil do Comprador de Multipropriedade
Pesquisa inédita busca mapear comportamento e nível de satisfação dos multiproprietários
A grande novidade do estudo Cenário de Desenvolvimento de Multipropriedades 2024, que registrou que o mercado continua com uma curva positiva de crescimento, alcançando mais de 1 milhão de frações lançadas e mais de 500 mil vendidas, elaborado pela Caio Calfat Real Estate Consulting, e que foi apresentado no ADIT Share 2024, foi uma pesquisa sobre o “Comportamento do Consumidor de Multipropriedade”, em parceria com Mapie Consultoria.
Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o ADIT Share é o principal evento de multipropriedade e timeshare do país e acontece este ano no Tauá Resort Atibaia, em Atibaia (SP), nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio.
Conduzido por Carolina Haro, sócia da Mapie, o estudo traçou o perfil e consumo do usuário da multipropriedade. Ao todo, ele soma respostas de 879 cientes de todo o País, o que garante ao estudo um índice de confiança de 90% e margem de erro de 2,76%.
“Os números da multipropriedade são sedutores, mas sentíamos falta desses dados. O foco no desenvolvimento do produto estava muito dissipado nesse sentido”, afirmou Carolina Haro.
Nesta primeira edição, a pesquisa conduzida pela Mapie mostra que o comportamento de viagens nacionais a lazer do multiproprietário é similar à do turista doméstico em termos de quantidade de viagens (2 a 3 por ano), gasto médio com transporte, hospedagem e extras (entre R$ 3 mil e R$ 5 mil) e preferência por destinos de sol e praia (84,97%). O nicho de parques temáticos e aquáticos também tem relevância e segmento registrou 69,43% da preferência dos respondentes, o segundo lugar após sol e praia.
O Nordeste se destaca como o destino mais apreciado (26,7%), seguido de Olímpia (12,9%), cidade paulista na qual parte da base de clientes respondentes já possui frações. A estada média é de 4 a 10 dias, o que coloca os multiproprietários à frente do viajante de lazer tradicional. A preferência é por hotéis de quatro estrelas e resorts all inclusive, com garantia de segurança, conforto e qualidade.
Outros pontos destacados pela sócia da Mapie são que os Millenials compram multipropriedade, com cerca de 23% dos clientes; vendas para a classe A vem crescendo, mas a maior parte dos clientes são da classe C; o nível de satisfação (NPS) está razoável, com nota 15.
O relatório completo pode ser conferido no site caiocalfat.com/cdmb
Fonte: Turismo Compartilhado